No cérebro de um intérprete que acontece? Neurocientistas opinam

post  08 /10 /2019

betocammpos

Os neurocientistas têm pesquisado há décadas e têm produzido numerosos estudos sobre falantes multilíngues,“tradutores e intérpretes”.

No entanto, entender esse processo, o de interpretação simultânea, é um desafio científico ainda maior.

Há tantas coisas que acontecem no cérebro de um “intérprete” que é difícil saber por onde começar.

Apesar das dificuldades, recentemente, um punhado de entusiastas aceitou o desafio e há uma região do cérebro, o núcleo caudado, que tem atraído especialmente a atenção desses cientistas.

Esta não é uma área especializada em linguagem; os neurocientistas sabem disso por causa do papel que ela desempenha em processos como a tomada de decisão ou confiança.

Ele é mais como um maestro de orquestra, coordenando a atividade de muitas regiões do cérebro para produzir comportamentos surpreendentemente complexos.

Isso significa que os resultados desses estudos de desempenho parecem nos levar de volta a uma das ideias mais importantes que surgiram da neurociência nos últimos 20 anos.

É agora claro que muitas das nossas capacidades mais sofisticadas são possíveis, não devido a regiões especializadas do cérebro dedicadas a tarefas específicas, mas devido à coordenação muito rápida entre as áreas que controlam as tarefas mais gerais.

Tarefas como movimento e audição.

Parece que a interpretação simultânea só é possível graças à conexão interna Presente nos nossos cérebros.

Mas se procurarmos compreender o que acontece no cérebro de “tradutores como  Maria Cristina Achcar, tradutora, intérprete espanhol m- português”, é ainda mais intrigante; pois consegue interpretar e simultaneamente escrever uma mensagem ou e-mail, ou buscar um termo no dicionário, por exemplo. Isso parece acontecer porque quanto mais exigimos do cérebro, mais ele responde, é um mistério que a ciência parece ainda não ter conseguido decifrar

betocammpos

tradutores intérpretes do Brasil

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s